Participe

domingo, 6 de setembro de 2009

Atividade proinfo 40h


Adilson Peixoto

Aluno e Dinamizador do Proinfo


UMA ESCOLA X DIRETOR



Muitos de nossos professores se perguntam, porque escolas localizadas na mesma região com o mesmo modelo educacional, com alunos semelhantes em suas necessidades de aprendizagem podem mostrar resultados tão adversos. Isso não poderia acontecer, mas ainda é uma forte herança em nossas escolas.


A forma como os nossos diretores administram as escolas ainda é um ponto crucial no sucesso ou insucesso da mesma. Professores desmotivados, comunidade omissa fazem de nossa escola o descaso. A comunidade pouco faz para que nossa escola tenha a qualidade desejada, os pais pouco aparecem para colaborar com o desenvolvimento dos filhos, deixando de ser parceiros na educação. Os recursos didáticos assumem um papel de não ser um atributo para que os alunos desenvolvam a capacidade de autocrítica. Os professores pouco são avaliados pelos seus esforços ou por não demonstrarem vontade pelo o que estão praticando. O currículo das escolas mais parecem uma verdadeira tortura para os alunos.

Um novo padrão está sendo disponibilizado para que prefeituras e demais secretarias implantem um gestão pronta, modelos de sucesso de outras localidades estão sendo implantados sem que o professor possa participar desse projeto diretamente, ele apenas repassa o que lhe é pedido sem a menos comparar com a realidade de seus alunos.

Essas e outras dificuldades encontradas em alguns escolas são fortemente apresentadas por falhas na gestão, falhas essas que podem ser corrigidas desde que o diretor entenda primeiramente a sua forma de administrador, depois possa entender as dificuldades dos professores, alunos e demais colaboradores da educação, treinamento periódicos para os professores podem ajudar nessa mudança administrativa.

Referências bibliográficas

http://www.eca.usp.br/prof/moran/gestor.htm